segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Encanto das Fadas

      Um filme que esteve presente durante toda a minha vida. Fadas, magia, fé – são essas as três coisas que estão presentes nesta linda história e, apesar de parecer infantil, é uma lição maravilhosa sobre o poder da nossa capacidade de acreditar.

FAIRYTALE: A TRUE STORY (1997)


      Dirigido por Charles Sturridge, a história se passa em 1917, e é baseada num fato real: o caso das Fadas de Cottingley. As primas Elsie Wright, de 16 anos, e Frances Griffiths, de 10, relataram que tiveram contato com fadas e conseguiram demonstrar este feito através de fotos. Na época, houve grande comoção entre jornalistas e fotógrafos, todos possuídos pela imensa curiosidade em saber se o que viam era real ou falso, e outros, ainda, com a única intenção de desvendar o mistério acusando-as de que suas fotos não eram verdadeiras.

      (Frances e Elsie, respectivamente)

      O pai de Frances está na guerra, então ela procura sempre depositar sua fé em coisas que lhe façam bem. Ela e sua prima, Elsie, são admiradoras de fadas e tentam, de todos os modos, entrar em contato com elas. Elas cantam, elas recitam poemas, elas chamam as fadas. Porém, no início, elas não obtêm sucesso; as fadas, como criaturas frágeis que são, têm medo de se exibirem e virarem uma exposição de circo para os olhos humanos.

      A situação se reverte – as fadas confiam nas duas garotas. Elas aparecem para elas e passam a fazer contato. Só que, mais uma vez, o que era pra se manter em segredo é espalhado com um sopro ao vento. As garotas ganham uma câmera nova e, com o intuito de provar que as fadas realmente existem, conseguem fotografá-las de forma escondida.


      Quando exibem as fotos ao pai de Elsie, ele não acredita e tem veemência quando afirma que as imagens são forjadas e que as fadas são feitas de papel e montadas de modo a parecem reais. Ele fica com as fotos para analisá-las (pois é fotógrafo), e tenta ocultar este fato de sua esposa (mãe de Elsie). Ele age desse modo, pois, anos atrás, tiveram um filho que morreu de pneumonia – um garoto fascinado por fadas e que sempre afirmou que elas eram reais. A mãe não superou essa morte e, sempre que entrava em contato com qualquer coisa relacionada ao filho, ficava em depressão.

      Essa é uma das fotos verdadeiras, mostrando Elsie com as fadas:


      Num momento de distração, a mãe tem contato com as fotos. Ela quer, realmente, do fundo do coração, acreditar que o que está vendo é real, porém ainda tem suas dúvidas. Ela passa a frequentar uma sociedade teosófica, onde o palestrante e todos os membros afirmam que criaturas de outro mundo são reais – como fadas e fantasmas. Pessoas relatam acontecimentos onde foi possível visualizar estes seres e, assim, a fé que a mãe de Elsie possui aumenta, e ela também passa a acreditar em fadas.

      Mas os meios de prova nunca são suficientes, né? Quem acredita, acredita, e ponto final. Mas essa capacidade de fé é inferior ao que realmente deveria existir nas pessoas e, por esse motivo, os pais de Elsie entregam as fotos a Edward Gardner, membro da sociedade teosófica, a fim de que ele as analise. Uma das crenças centrais da teosofia é que a humanidade está passando por um ciclo de evolução, no sentido de aumentar a "perfeição", e Gardner reconheceu a potencial importância das fotografias para o movimento.


      Não me recordo se esta frase dita por Edward está presente no filme, mas, em se tratando de uma história real, eis aqui suas palavras:

      “...o fato de que duas jovens não só tinham sido capaz de ver fadas, o que outros já haviam feito, mas, na verdade, pela primeira vez, serem capazes de materializá-las a uma densidade suficiente para que suas imagens fossem gravadas em uma chapa fotográfica, significou que era possível que o próximo ciclo de evolução estivesse em curso.”

      Ainda, no filme aparece uma figura histórica: Sir Arthur Conan Doyle (famoso escritor de Sherlock Holmes), que, na vida real, teve sua atenção voltada para as fotos das fadas. Como espiritualista, ele interpretou as fotos como evidências de fenômenos psíquicos. Ele fazia parte do público que também acreditava em fadas.

      Muitos fotógrafos, na época, confirmaram que as fotos eram amadoras, porém reais; que não havia nenhum truque, como fotógrafos profissionais costumavam fazer. A possibilidade de dupla-exposição da foto, portanto, foi excluída. Mas agora vem uma informação triste: na edição da Science, de 1983, Elsie e Frances confessaram que as fotografias eram falsas, feitas de papelão/cartolina e recortadas a mão, com figuras de um livro de crianças que era popular na época.

      Mas também há a parte boa: Elsie e Frances afirmaram que, apesar de as fotografias serem falsas, elas realmente viram as fadas. E mais: Frances admitiu que a quinta e última fotografia era realmente genuína. As fotografias e duas das câmeras utilizadas estão em exposição no National Media Museum, em Bradford (Inglaterra).

(Quatro das cinco fotos verdadeiras - a quinta e última foto, dita por Frances ser genuína, não foi encontrada - pelo menos não por mim)

      Esse vídeo mostra a confissão das duas garotas (já velhas), afirmando que as fotos (infelizmente) são falsas, e que não se arrependem da “brincadeira” que fizeram:


      Mas e aí, vocês acreditam? De tantas coisas que existem no mundo, essa é uma das que eu acredito. Pode parecer infantil, burrice, estupidez, enfim, várias coisas. Mas e se existirem mesmo? É difícil provar, mas pra quem acredita de verdade, a prova que a fé nos traz é mais que suficiente. Por isso eu digo sem vergonha: eu acredito em fadas!


      Vale lembrar, também, que na época a repercussão dessa história trouxe também muitos benefícios: pessoas que eram doentes passaram acreditar em milagres, e quem antes não possuía nenhuma fé na vida, nenhuma esperança em relação a qualquer coisa, teve sua vida modificada por esses acontecimentos. No fim, cabe essa lição: não importa se é real ou não – o que importa é se você acredita e se isso vai te fazer bem ou mal!

      E, pra quem quiser saber mais sobre a história das fadas de Cottingley:

      Link para download (torrent + legenda):
      Deixe seu e-mail nos comentários que eu envio!

Resenha por: Rebeca Reale

59 comentários:

  1. Gostaria de receber o torrent e a legenda!
    Segue aqui o email: mkt.christian@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para encontrar esse filme? Estou a procura mas até agora sem sucesso e gostaria demais de assistir! Poderiam me ajudar?

      Excluir
  2. Filme lindo, gostaria de fazer o download do torrent e a legenda, agradeço desde já e parabéns pelo blog, vou ficar seguidor meu face victor schiffel meu email vichiffel@bol.com.br, também sou um viciado em filmes mas os mais clássicos e antigos, tenho muitos, se você quiser assistir que não consegue achá-lo quem sabe eu tenho, estou a disposição

    ResponderExcluir
  3. laisdiel0@gmail.com

    Gostaria que me enviasse. Bjs

    ResponderExcluir
  4. jessantis@hotmail.com

    gostaria do download, por favor e obrigada hehe

    ResponderExcluir
  5. Por favor, me envie?
    thayit@hotmail.com

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  6. Por favor... o torrent... taymile@hotmail.com / taina.aristovolo@gmail.com

    Muito o brigada

    ResponderExcluir
  7. Olá,gostei muitíssimo da sua resenha e adoraria assistir esse filme.Você pode me enviar o link para download no e-mail: elaine.souza@linuxmail.org

    ResponderExcluir
  8. p/ assistir ao filme online:

    http://www.filmesonlineflv.com.br/2012/08/o-encanto-das-fadas-dublado.html

    ResponderExcluir
  9. me envia: mvc_art@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Preciso desse filme! t_marx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Me envie o link do download por favor, obrigada!!
    debora_ent@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho 40 anos, mas desde pequena sou maravilhada por contos de fadas, agradeceria se me enviasse o link pra eu matar a saudade, o filme é extremamente mágico...
    arlocostaa@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho 40 anos, mas desde pequena sou maravilhada por contos de fadas, agradeceria se me enviasse o link pra eu matar a saudade, o filme é extremamente mágico...
    arlocostaa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora... Te mandarei o link no máximo até semana que vem!
      Abraços.

      Excluir
    2. Oiii! Estou procurando em MUITOS lugares o link desse filme e nao encontrei. Poderia me enviar também?

      Excluir
  14. Boa noite ... já vi falar muito do filme mas nunca assisti. gostaria que se podesse enviar Utorrent deste filme ficaria muito agradecido. ah por e-mail

    ResponderExcluir
  15. Segue meu e-mail....chicoty63@gmail.com..... Grato

    ResponderExcluir
  16. thayit@hotmail.com
    Por favor, me envie! Esse filme é amor de mais <3

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de receber o torrent e a legenda!
    Segue aqui o email: markynhons@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. miccasoares@hotmail.com

    por favorzinho, se ainda tiver *-*

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria muito de baixar esse filme com legenda!!

    Meu email é lilyrodriguess2@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. carimgreen@outlook.com

    Olá, manda pra mim Por favor, com legenda!!!

    ResponderExcluir
  21. Ola, pelo interesse que vc mostra pelo assunto me senti na posição de precisar dar-lhe alguma informação.
    Sugiro que busque por 'seres elementais' e tire as próprias conclusões.
    Obrigada pela dica de filme. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Ola, pelo interesse que vc mostra pelo assunto me senti na posição de precisar dar-lhe alguma informação.
    Sugiro que busque por 'seres elementais' e tire as próprias conclusões.
    Obrigada pela dica de filme. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ola, pelo interesse que vc mostra pelo assunto me senti na posição de precisar dar-lhe alguma informação.
    Sugiro que busque por 'seres elementais' e tire as próprias conclusões.
    Obrigada pela dica de filme. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde ! Por favor me envie esse filme ! Meu e-mail gumapv@yahoo.com.br !! Desde já, eu agradeço !!

    ResponderExcluir
  25. eu quero ver o filme carimgreen@outlook.com

    ResponderExcluir
  26. Não sei se ainda esta fazendo isso. Mas gheleno.g@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Oi por favor colocam no YouTube sou fascinada em fadas ja vi mas ninguém acredita

    ResponderExcluir
  28. Pode passar o link pro meu email? É jordanfarina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho este fimle e sempre assisto .ele é genuíno, encantador quando vc esta descrente de tudo eis que surge um lindo filme que te faz voltar ao passado fazendo vc relembra sua infância . Entao vc comeca a imaginar coisas além da sua imaginação e acreditar que sonhar é tudo.
    Parabéns esse filme é magnifico hj quem.assiste são meus filhos

    ResponderExcluir
  30. envia o link pro meu email moretti2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. envia pro meu email,por favor, lucystyles_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Por gentileza, envie o link do filme para meu e-mail, mari.laura.sza@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. olá, tambem gostaria do link, bianca_mirisola@yahoo.com

    ResponderExcluir
  34. Por gentileza, envie o link do filme para meu e-mail, pedro.filipe.fn@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de receber o link.Obrigada.
    rhubiahellen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Bom dia . Gostei do trailer. Pode me enviar o link em torrent para downloads . Obrigado. Francisco.2017claro@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. olá! Gostaria do link para download também.
    meu email é patriciasoares.mkt@gmail.com

    Obrigada! Minha filha e eu adoramos fada!

    ResponderExcluir
  38. Poderia me enviar, por favor? manucamf@terra.com.br

    ResponderExcluir
  39. Tbm gostaria do link

    jadedantas_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. meu e-mail arthurmg46@gmail.com
    minha namorada busca esse filmes há anos e não consegue ! eu gostaria muito de dar ese presente a ela ! ficaria muito grato

    ResponderExcluir
  41. porfavor eu amo esse filme infelizmente estragram o DVD que eu tinha quando mais jovem, haveria o link ainda?? rodrigo.gomes.borges123456@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. O grande problema para se obter este filme [pelas dicas deste post] é que poucas pessoas aqui sabem como usar o sistema P2P Torrent para baixar filmes que nem este. Vcs poderiam embutir as legendas no filme em si e então, disponibilizar o arquivo de video do filme em algum website de downloads (que nem o "mega.co.nz"). Recomendo esse método para todos !!!!!!!!

    Sobre o filme, para mim, é apenas um bom filme infantil, querendo passar coisas boas na contextualizada época de sofrimento de uma das piores guerras já encerradas [1914-1918] com elementos místicos mirins. O pai de uma das garotas estava combatendo na França.

    Faço minhas as palavras citadas abaixo:

    "Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias." — Carl Sagan, citado em "Manchete", Edições 2309-2317 - página 128, Block Editores, 1996

    Ótimo blog, continuem assim ...

    ResponderExcluir
  43. Voltei !!!!😎😀😊☺😆😅

    Trago aki alguns links p/ ajudar quem ainda deseja baixar o filme citado (sem ser p2p ou mesmo arquivos "torrents") e assisti-lo :

    https://www.animestotais.xyz/2020/03/o-encanto-das-fadas-dual-audio-1080p.html?m=1



    http://www.brupload.net/qrnz82kkctuh/.0.0tn4cn3.54d.54d4F.therebels.saylorman.rar.html


    https://brfiles.com/f/gXncIVbF/0.0tn4cn3.54d.54d4F.therebels.saylorman.rar

    Espero que os links postados acima tenham ajudado vcs !!!!!!! Tchau ...

    ResponderExcluir
  44. mendeskarlla94@gmail.com me envia o filme, por favor.

    ResponderExcluir
  45. Por favor me envía o link para baixar o filme, please
    juniorguarch@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Por favor gostaria do link também dess filme. jacquinluz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. pode enviar o filme para o gmail... thalitasong@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Vcs desejam o "link de download" ou o "link de exibição no formato STREAMING do filme" para terem acesso a ele ?!

    Eu tenho este filme guardado no MEDIAFIRE e GoogleDRIVE disponível para essa situação, posso postar aqui nos comentários, ou ainda, enviar para os emails de vcs 🤔🙄🧐🤨👌🆗😃 ...

    Acontece que esse arquivo que eu tenho possui o peso de 360 MB, aí a questão do email fica difícil ... O que vcs acham ?! Os links antigos que postei antes também já caducaram, não servem mais 😤😭😰🤯😔

    Qualquer dúvida, busquem meu email nesta sessão de comentário para esclarecimentos !!!!

    Tchau 👋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida:

      "lenilsondecastro@gmail.com"

      ou

      "lenilsondecastro@hotmail.com"

      Excluir
    2. Pode colocar o link aqui, ou enviar o arquivo para michellenogueira05@gmail.com

      Excluir
  49. Amei o conteúdo do blog.
    Por Favor me enviem esse filme , é o filme da minha infância, procurei e não achei. Desde já grata. Email: suelencdossantoscaze@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre o blog ou sobre o filme!